Açude Olho d’Água, em Várzea Alegre. Foto: Cogerh.
Os açudes Cachoeira e Olho d’Água, na região do Cariri cearense, alcançaram um volume superior a 90%, de acordo com informações da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Entre os dias 14 e 19 de fevereiro, os maiores aportes hídricos, impulsionados pelas recentes chuvas, foram observados nas bacias do Salgado e dos Sertões de Crateús.
No Ceará, somente no dia 19 de fevereiro, os 144 açudes monitorados somaram uma recarga de 37,89 milhões de metros cúbicos, o maior do ano até o momento. Além dos reservatórios do Cariri, atualmente, outros três possuem volume acima de 90%: o Açude São José III, em Ipaporanga, na bacia dos Sertões de Crateús; o Tijuquinha, em Baturité; e o Curral Velho, em Morada Nova, na bacia de Banabuiú.
LEIA TAMBÉM | Período de chuvas: Corpo de Bombeiros orienta condutores sobre riscos em vias alagadas no Cariri
Dos mencionados, o que possui maior capacidade de armazenamento é o Cachoeira, com 34,33 hm³. Em seguida, aparece o Olho d’Água, com 19,21 hm³. A sequência segue com Curral Velho (12,17 hm³), São José III (9,12 hm³) e Tijuquinha (0,48 hm³). Destaca-se que, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, nenhum açude está sangrando no Estado até então.
Reservatórios do Ceará com volume acima dos 90%:
- Açude Cachoeira: 92,47%
- Açude Olho d’Água: 95,11%
- Açude São José III: 91,38%
- Açude Tijuquinha: 90,32%
- Açude Curral Velho: 90,51%