Imagem ilustrativa. | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil.
No último sábado (14), o município de Jardim realizou mais de 100 atendimentos durante uma ação em alusão ao Dia do Rim, data dedicada à prevenção de doenças renais. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do órgão, oferecendo serviços médicos e triagens à comunidade.
Em 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a doença renal como prioridade mundial em saúde pública. Segundo o médico nefrologista Fernando Coutinho, a condição costuma ser silenciosa e, muitas vezes, só apresenta sintomas em estágios mais avançados.
LEIA TAMBÉM | Jardim inaugura Casa da Mulher Maria Vandira Couto Roriz

Ao todo, foram realizados 134 atendimentos. Foto: Reprodução.
“Por isso, o diagnóstico precoce por meio de exames simples e do controle da pressão e da glicemia é o nosso maior aliado para evitar complicações e garantir qualidade de vida”, alerta o especialista.
Durante o evento, além do suporte médico, a estrutura contou com atendimentos de nutricionistas e fisioterapeutas. Também houve oferta de testes rápidos, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
| Clique aqui para acompanhar as notícias do M1 no WhatsApp!