Compartilhar
publicidade
Prédio histórico que já abrigou Prefeitura, Câmara e cadeia pública é reaberto no Crato
Prédio histórico já abrigou a prefeitura, a Câmara Municipal e a antiga cadeia pública do Crato voltou a ser ocupado pela população nesta sexta-feira (27).
Rogério Brito
Inauguração dos museus do Crato. | Foto: Guto Vital/M1

O prédio histórico que já abrigou a prefeitura, a Câmara Municipal e a antiga cadeia pública do Crato voltou a ser ocupado pela população nesta sexta-feira (27) com a reabertura do Museu Histórico do Crato e do Museu de Artes Vicente Leite. O espaço agora recebe visitantes com exposições que reúnem desde artistas locais até obras marcadas pela história do município.

A expectativa pela reabertura era grande, tanto entre moradores quanto visitantes. Segundo a secretária de Cultura do município, Fabiana, o momento é de celebração coletiva. “A cidade está vibrando com muita alegria. As pessoas ficam aqui na calçada perguntando que horas vai abrir, querendo entrar no museu”, relatou.

O local abriga o Museu Histórico do Crato e o Museu de Artes Vicente Leite, que passam a funcionar como espaços integrados de preservação e produção cultural. A proposta é conectar diferentes épocas e provocar reflexões sobre o presente e o futuro.

De acordo com a secretária, o museu histórico reúne peças que remontam à época de José Alves de Figueiredo Filho, responsável pela criação do equipamento, e que agora dialogam com temas contemporâneos, como os discutidos na Agenda 21. “É um espaço que preserva a história, mas também desperta um olhar crítico sobre o mundo atual”, destacou.

Já o Museu de Artes Vicente Leite reabre com uma exposição inaugural que reúne cerca de 30 artistas cratenses contemporâneos. As obras dialogam com o acervo original do museu, criado em 1972 por Bruno Pedrosa, estabelecendo uma ponte entre tradição e modernidade.

O prefeito André Barreto (PT) destacou a importância da reabertura para o município e a região. Ele ressaltou o potencial turístico e cultural do equipamento. “Fico muito feliz de participar desse momento e sei da alegria da nossa gente em ter o museu de portas abertas. Tenho certeza de que será um local de muita visitação, um ponto turístico da cidade, fortalecendo a cultura, o turismo e a história do nosso município e da nossa região”, disse.

| Clique aqui para acompanhar as notícias do M1 no WhatsApp!

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria