Compartilhar
publicidade
Mais importante linha de transmissão da Chesf no Ceará inicia operação comercial
Mais importante linha de transmissão da Chesf no Ceará inicia operação comercial
Nova linha de transmissão, operada pela Chesf, coloca o Ceará em ótimo patamar de escoamento de energia (Oto Santana)

A linha de transmissão de energia elétrica de 112 quilômetros de extensão entre as subestações de Russas II e Banabuiú foi concluída nesta terça-feira (15) e entrou em operação comercial nesta quarta-feira (16) em tensão de 230kV. O trecho é um dos maiores e mais importantes do Ceará e é operacionalizado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

De acordo com a Chesf, “a linha coloca o Ceará em novo patamar na transmissão, podendo escoar mais energia elétrica produzida por parques eólicos já existentes e a serem instalados na região”.

O Nordeste exporta, atualmente, energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste do País e parte dessa produção vem de parques eólicos.

O diretor de Engenharia e Construção da Chesf, Roberto Pordeus, frisou que “vencemos as dificuldades próprias de uma obra grande de transmissão e hoje podemos dizer que a Chesf colocou o Ceará em um novo patamar de confiança de melhor atendimento de energia elétrica”.

Na implantação do linhão foram investidos R$ 96 milhões. No segmento de 112km foram implantados circuitos simples e 225 torres de sustentação.

O setor de engenharia da Chesf observou que para a conexão elétrica foi construída uma entrada de linha em cada uma de suas subestações terminais (Russas II e Banabuiú).

A expansão da rede no Ceará resulta em crescimento da capacidade instalada de transporte da energia gerada nos parques eólicos e usinas fotovoltaicas inseridas na região.

A operação comercial da linha “habilita a Chesf ao recebimento de receita estimada em R$ 7 milhões por ano, contribuindo para a sustentabilidade financeira da Companhia”, segundo destacou Eduardo Matos, superintendente de Implantação de Empreendimentos da Chesf.

Matos pontou ainda que “a Chesf vem construindo obras e investindo na ampliação do sistema elétrico, reforçando a sua presença no setor elétrico nacional”.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentar
+ Lidas