(Reprodução/Redes Sociais)
Na tarde deste sábado (10) o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou através de live em suas redes sociais a reabertura gradual da atividade econômica, mas com lockdown (bloqueio total das atividades não essenciais) aos finais de semana, além de toque de recolher diário entre 20h e 5h.
Camilo destacou a compra de hospitais, novos equipamentos e as reuniões do comitê estadual de controle pandêmico, ressaltando a contribuição do isolamento social rígido para a queda da tendência no número de novos casos e óbitos por Covid-19 no estado.
Aos finais de semana, o isolamento social rígido segue com funcionamento apenas dos serviços essenciais, segundo o governador. Outras tipificações de estabelecimentos e suas respectivas retomadas graduais constarão em decreto a ser publicado pelo Diário Oficial do Estado ainda neste sábado (10).
Atividades que forem liberadas poderão funcionar com 25% das atividades. Ensino infantil será ampliado para 35%.
Em 9 de março deste ano, prefeitos do Cariri e Centro-Sul cearenses haviam formado maioria contrária à adoção de lockdown em seus respectivos municípios. No entanto, o governo estadual baixou decreto para que todo o Ceará adotasse o isolamento social rígido já a partir do dia 13 de março.
Inicialmente, o lockdown seguiria até 28 de março, mas já no dia 26, Camilo Santana anunciou que o isolamento social rígido seguiria por mais 7 dias, indo até 4 de abril, Domingo de Páscoa.

