Foto: José Leomar/SVM
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) anunciou nesta sexta-feira (30) que expediu recomendações para que os municípios caririenses de Jati, Mauriti, Penaforte e Porteiras, já notificados, cumpram o Plano Nacional de Imunização (PNI), promovendo a inclusão de seus resultados no sistema unificado da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) Saúde Digital. A garantia da disponibilidade de doses de vacinas contra Covid-19 para segunda aplicação também é recomendada.
Outros 20 municípios cearenses configuram na lista: Amontada, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Caucaia, Choró, Croatá, Fortaleza, Frecherinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Independência, Itaitinga, Itapipoca, Madalena, Maranguape, Palmácia, Quixadá e São Benedito.
O Órgão orienta que cada Secretaria Municipal de Saúde realize um rigoroso controle da aplicação das doses de reforço das vacinas e que controle e supervisione o local do estoque, adotando todas as providências para assegurar a aplicação da segunda dose, inclusive com medidas administrativas e judiciais necessárias para garantir a dose complementar.
O MPCE também orienta que cada Município cumpra os critérios prioritários de vacinação previstos pelo PNO COVID, pelo PNI e pelo Plano Estadual, divulgue à população todas as informações necessárias para a aplicação da segunda dose e comunique ao Ministério Público eventual falta ou escassez de segunda dose, publicando todas as informações pertinentes, inclusive número de pessoas e percentual de segundas doses aplicadas, assim como também das que não foram utilizadas no prazo.

