Imagem extraída das câmeras de monitoramento em Barbalha (Reprodução)
A Prefeitura de Barbalha anunciou que o decreto municipal 43, que flexibilizou o funcionamento do comércio na cidade, seguirá até este sábado (5). Com isso, lojas de materiais de construção, mercado público e comércio local estão com permissão para funcionamento das 8h às 12h, com capacidade limitada a 30%.
As medidas passaram a valer no último dia 31 de maio. Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres também podem funcionar das 8h às 12h, inclusive com o mesmo limite máximo de 30% de capacidade. Os demais serviços essenciais autorizados pelo decreto poderão funcionar de 6h até 20h, após esse horário somente por delivery, exceto abastecimento de combustíveis.
Os estabelecimentos que estiverem autorizados a funcionar são obrigados a providenciar o controle da entrada de pessoas, fornecer álcool 70% e permitir apenas o ingresso com uso de máscara de proteção facial. A pessoa que descumprir, sem justificação, levará multa de R$ 200,00. A gestão municipal afirma que o objetivo é evitar o aumento no número de casos e reverter o quadro atual, visando evitar a sobrecarga de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

