Foto: Tatiana Fortes/Ascom Casa Civil
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou a atualização do protocolo geral de critérios de funcionamento e normas sanitárias para o poder público, empresas, trabalhadores e cidadãos, para evitar a transmissão da Covid-19. Dentre as mudanças, está o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura para a entrada em estabelecimentos no território estadual.
O documento foi elaborado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir) da Sesa e traz 14 normas gerais e orientações específicas que contemplam transportes, turnos de funcionamento, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), saúde de colaboradores e condições sanitárias.
De acordo com a gestão estadual, a decisão pela não obrigatoriedade da aferição considera aspectos nesse momento de ampliação das medidas de flexibilização da retomada das atividades econômicas. “No atual contexto, essa aferição não traz tanto impacto para um acesso seguro das pessoas aos ambientes”, destacou Dolores Fernandes, coordenadora da Vigilância Sanitária do Ceará.
O protocolo está disponível no portal do Governo do Estado do Ceará.

