Compartilhar
publicidade
publicidade
Eleição suplementar de Barro: um segundo turno do pleito de 2020
O resultado da eleição suplementar de Barro, marcada para o próximo dia 5 de dezembro, deve ser acirrado
Alan Clyverton
(Reprodução/Redes Sociais)

A legislação brasileira estabelece que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores disponham de segundo turno em eleições municipais. Entretanto, nem sempre é necessário nomear para perceber um. Este é o caso da eleição suplementar de Barro, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o próximo dia 5 de dezembro.

A primeira candidata anunciada foi Vanda, do PSD, prefeita interina de Barro e aliada do ex-prefeito Marquinélio Tavares, cassado pelo TRE por abuso de poder econômico e fraude em licitações. O vice dela é Koringa, vereador que herdou a presidência da Câmara Municipal quando a parlamentar assumiu o executivo.

O outro candidato é George Feitosa, do MDB. Esta é a terceira vez que ele tenta ser prefeito de Barro. No pleito de 2020, ele foi o segundo colocado, perdendo para Marquinélio por apenas 53 votos. O vice de Feitosa é o mesmo da corrida de 2020: o empresário Albano Severo.

Em análise, eu apontei que a eleição suplementar de Missão Velha, realizada no último dia 1º de agosto, teria ares de plebiscito. Washington Fechine, prefeito eleito de 2020 com 51,36% dos votos, lançou a vice Fitinha. Dr. Lorim, que perdeu em 2020 com 48,64%, venceu a suplementar com 52,8%. Ou seja, plebiscito feito: os eleitores optaram pela mudança.

Mas por que a eleição de Barro tem ares de segundo turno? Pois bem, nas eleições de 2020, Marquinélio venceu com 6.265 votos, o que totalizou 49,46% dos votos válidos. Já George Feitosa amargou o segundo lugar ao receber 6.212 votos, 49,04%. Se Barro tivesse o número de eleitores suficientes (mais de 200 mil), o pleito teria ido para um segundo turno.

O resultado da eleição suplementar de Missão Velha e o resultado ‘raspão’ de 2020 sinaliza que não vai ser fácil para Vanda. O temor do grupo de Marquinélio também deve preocupar George Feitosa, já que a apreensão pode fazer com que aliados do cassado se empenhem mais para obter um resultado satisfatório.

Quem vencer, assume pelos pouco mais de 3 anos que restam. As urnas decidirão. O Site Miséria fará a cobertura presencial do pleito, trazendo até você o resultado em primeira mão.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria