Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. Wikipédia
Como vimos no último conteúdo publicado aqui nesta coluna, partimos do princípio a entender e dar os primeiros passos no marketing digital através do curso gratuito oferecido pelo SEBRAE.
Dando sequência ao cronograma, o item de maior relevância na sua presença online ou na presença online da sua empresa, sem sobra de dúvidas é o conteúdo compartilhado gratuitamente e o quanto esse material tem de relevante para quem está consumindo.
Com isso, é preciso criar um funil de automação, seguindo os passos abaixo:
Atrair:
- Atrair o lead “pessoa interessada no conteúdo disponibilizado”
Converter:
- Guardar em uma base de dados esse contato, seja ele em forma de lista de e-mails, grupos no Telegram, no WhatsApp entre outros.
Relacionar
- Trabalhar a entrega de conteúdos relacionados, aprofundando mais o tema e aquecendo a base de leads para a entrega de um conteúdo mais completo de forma paga.
Vender
- Realizar o processo de vendas do produto ou serviço
Analisar
- Verificar os detalhes do engajamento em cada etapa do funil, passando por taxas de conversão e vendas.
Essa é a formula mais utilizada pelos grandes produtores de conteúdo presentes na internet, um funil automatizado e preparado para entregar conteúdo relevante e vender todos os dias.
Mas Atenção:
O segundo item que merece destaque é o comparativo entre Inbound Marketing x Conteúdos indesejados.
Pois bem, vimos acima a importância de seguir o fluxo do funil automatizado, mas agora, destaco o que não fazer diante de um ciclo de trabalho no ambiente digital.
Os conteúdos indesejados ou mais conhecidos como “SPAM”, são mensagens enviadas aleatoriamente para toda a base de contatos, seja ela via e-mail, WhatsApp, Telegram.
Essa é uma prática comum e que infelizmente tem acontecido com bastante intensidade nos últimos dias, é desconfortável estar recebendo mensagens de empresas ou até mesmo pessoas próximas relacionadas ao seu produto ou serviço sem consultar o interesse do mesmo.
A melhor forma de lidar com essa situação é solicitar a permissão do contato para participar do grupo ou da lista através de uma página de conversão, assim o seu negócio estará recebendo leads interessados em ouvir a sua mensagem.
Segue indicação de um treinamento gratuito sobre imbound marketing realizada pela resultados digitais. Link
Fica a reflexão do que fazer e como fazer corretamente, mãos à obra.