Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Startups, um mundo de oportunidades
Um modelo de negócio promissor, mas se não for inovador e escalável, dificilmente sobrevive.

Muitas mudanças acontecerem desde que a internet surgiu em meados da década de 70, melhorias e avanços possibilitaram alterações em praticamente tudo que vivemos nos dias de hoje, uma inovação histórica para a humanidade.

De acordo com Christopher Freeman, inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.

O termo Startups está em alta e vem possibilitando um mundo de oportunidades e inovações.

“Uma startup é uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível”.  Wikipedia.

Preferencialmente escalável, ou melhor, se não for escalável, dificilmente sobrevive, mas afinal, o que significa ser escalável?

Ser escalável significa crescer de forma sustentável, é vender mais sem aumentar as suas despesas.

Um exemplo de startup escalável.

O IFood, um aplicativo que reúne diversos tipos de restaurantes e clientes espalhados por diferentes regiões do pais.

É inovador, porque mudou a forma de como pedimos comida, isso não significa dizer que você é obrigado a abandonar o telefone ou pedir via whatsapp, todos os canais de comunicação são válidos.

É escalável, pois contém uma estrutura base, onde um único sistema atende e processa todos os pedidos e solicitações, não é necessário construir uma central de atendimento ou loja física em cada cidade.

Foi bem criativo, trouxe dinâmica e comodidade ao cliente, apesar que, problemas na entrega ainda são reclamações constantes, mas essa responsabilidade de enviar o pedido é do estabelecimento parceiro, o ifood apenas processa as solicitações.

Diversos outros negócios iniciaram como modelo de startups, como Uber, Airbnb, Spotify entre diversos cases de sucesso espalhados mundo a fora.

Ideias inovadoras atraem investidores, muito dinheiro, estamos falando na casa dos milhões de dólares, ou bilhões, vai depender da sua capacidade de inovar.

Compartilhar
Loading spinner
Avalie esta notícia
Comentar
+ de Alan Rodrigues
Publicidade