Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Em julgamento virtual, iniciado na madrugada desta terça-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou pela condenação de mais cinco réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. 
Os infratores foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de golpe de Estado, dano qualificado, abolição violenta do Estado Democrático e associação criminosa armada.
Os réus João Lucas Vale Giffoni, Jupira da Cruz Rodrigues e Nilma Lacerda Alves foram condenados a 14 anos de prisão. Já Davis Baek foi punido com 12 anos, e Moacir Jose Dos Santos, apenado com 17 anos. A votação está prevista para acontecer até 2 de outubro, e dez ministros estão aptos a votar.
De acordo com a Agência Brasil, no julgamento virtual, os ministros votam por meio de sistema eletrônico e não há deliberação presencial, onde o julgamento é aberto com o voto do relator. Após isso, os outros ministros podem votar até o horário limite do sistema. Antes do julgamento, é apresentado vídeos com a sustentação oral gravada.