Foto: Divulgação.
Paternidade, reconciliação e libertação são os temas que “Amor em Cores”, novo curta-metragem da multiartista Cinthia Maria, busca despertar no público caririense. A obra será lançada neste domingo (28), às 19h, no espaço do Coletivo Casa Verde, no município do Crato, propondo um mergulho em novas descobertas no universo drag — onde o afeto, a arte e a identidade se entrelaçam.
O filme narra a trajetória de Jorge, um motorista de ônibus que, após 30 anos de serviço, é surpreendido pelo desemprego e mergulha em uma rotina vazia, sem propósito. Tudo começa a mudar quando ele se reaproxima de seu filho, Paulo, e descobre que o jovem faz parte do universo drag. A partir daí, Jorge embarca em um processo de transformação tão inesperado quanto libertador.
Ao vestir-se como uma drag queen e dividir o palco com o filho, Jorge vive a experiência única de brilhar diante do público — e, mais importante, de enxergar a vida sob uma nova perspectiva. Com o apoio dos amigos Jurandir e Davi, e a presença inspiradora da Rainha Loulou, ele prova que a vida pode ser reinventada com coragem, afeto e arte.
A diretora destaca a mensagem central do curta: “A história dialoga com a diversidade e a luta contra o preconceito, mas, sobretudo, fala de afeto — de como o amor pode transformar relações familiares e abrir espaço para novas formas de existir”, explica Cinthia.

Foto: Divulgação.
Do Cariri para o Cariri
A equipe faz questão de afirmar que o território do Cariri está presente em cada detalhe do filme. As locações no Crato e na rodoviária de Juazeiro do Norte inserem o espectador numa realidade familiar, buscando valorizar a cultura e o cotidiano da região.
Segundo Cinthia, a direção de fotografia, assinada por Geovany Brasil, aposta numa estética regionalista e simbólica: “contrastar a vida cinzenta do protagonista com o brilho intenso do universo drag”. O resultado é uma harmonia visual vibrante, que acompanha a transformação de Jorge.
A trilha sonora, construída de forma colaborativa, contribui para a atmosfera emocional do filme, equilibrando momentos de intimidade e cenas de espetáculo. “Som e imagem caminham juntos para traduzir tanto o peso da solidão quanto a liberdade da reinvenção”, complementa a diretora
Amor em Cores também conta com um elenco formado por artistas naturais do Cariri e participações especiais de nomes conhecidos da região, como o músico e luthier Mestre Aécio de Zaira, a figurinista e drag queen Rainha Loulou, o produtor Jeferson Vieira e o artista Edceu Barboza, entre outros destaques da cena artística e cultural.

Foto: Divulgação.
Um filme coletivo, afetivo e verdadeiro
Natural de Exu (PE), Cinthia Maria é pedagoga, cineasta, artista, artesã, educadora, brincante de maracatu e atriz de teatro e cinema. Construindo sua trajetória com resiliência e paixão pela sétima arte, ela participou de diversas produções do audiovisual nordestino, como Amor de Deus, Joaquim e o Diamante Presidente Vargas, Pacarrete e Filhos do Mangue. Para lançar seu novo projeto, Cinthia fundou a Aurora do Cariri Produções, produtora audiovisual sediada na região.
Amor em Cores é fruto de um trabalho coletivo que reuniu profissionais de diferentes áreas do audiovisual. A equipe descreve o processo de criação como uma experiência afetiva e comunitária: “Mais do que uma preparação técnica, vivemos um processo sensível e coletivo. Cada integrante trouxe sua própria vivência para a tela, e isso deu ao filme um caráter plural, comunitário e cheio de verdade”.
Serviço
Exibição: Amor em Cores
Data: 28/09 – Domingo
Horário: 19h
Local: Coletivo Casa Verde (Rua Major Evangelista Gonçalves, 120, Pimenta – Crato)
Direção: Cinthia Maria
Assistência de Direção: Bellamir Freire e Gabriel da Cruz
Produção Executiva: Valéria Pinheiro
Direção de Fotografia: Geovany Brasil
Direção de Arte: Rodrigo Frota
Edição e Finalização: Beto Júnior
Direção de Som: Francisco Luiz (LuizNaNuvem)

