Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Após demissão de Jean Prates da presidência, Petrobras abre o dia com queda nas ações
A queda ocorre logo após Jean Paul Prates ser demitido da empresa. Magda Chabriard deve ser a nova presidente.
Paulo Junior
Foto: Sergio Moraes/Reuters

Principal empresa do Brasil na Bolsa de Valores, as ações da Petrobras abriram o dia em queda. De acordo com dados do mercado financeiro, as ações preferencias da companhia apresentaram um recuo da ordem de 8%. Essa é a maior redução desde março deste ano, quando houve o desgaste por causa da suspensão do pagamento dos dividendos extraordinários.

Pondera-se que o recuo apresentado pela empresa acontece logo após o governo confirmar a demissão de Jean Paul Prates da presidência da empresa. A informação foi divulgada na noite dessa terça-feira (14), e logo em seguida passaram a surgir apontamentos que dão conta de que a engenheira Magda Chabriard assumirá o posto.

Prates já vinha vivendo uma série de desgastes junto ao governo federal, especialmente no que tange à política de dividendos da companhia, já que recentemente ele entrou em rota de colisão com diversos setores da administração federal ao manifestar-favorável ao pagamentos dos dividendos extraordinários. Por sua vez, parte importante do staff presidencial posicionava-se contra.

Magda Chabriard, futura presidente, deve ser a segunda mulher a presidir a empresa. Ela já atuou em governos petistas, pois durante parte da gestão de Dilma Rousseff comandou a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). Nessa linha, indica-se que analistas afirmam que a queda vista nas ações tem ligação com um receio do mercado de que a indicação de Magda para a chefia da Petrobras coloque a companhia em momento de suscetibilidade à questões de cunho político.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade