
Foto: Divulgação
Teve início na noite desta quinta-feira (26), o 21º Festejo Várzea Alegre Junina, com a abertura oficial do Festival Regional de Quadrilhas. A programação teve início com a apresentação dos grupos culturais, com o espetáculo “Asas Sertanejas”, e das quadrilhas juninas “Os Pimpolhos” e “Magnificat”.
A competição foi aberta com a apresentação da Quadrilha Junina Santo Antônio, da cidade de Iguatu, seguida pelas quadrilhas Luar do Sertão (Juazeiro do Norte), Arraiá Danado de Bom (Acopiara), Império Nordestino (Milagres), Nação Nordestina (Juazeiro do Norte), Arraiá dos Bastiões (Tarrafas), Valente Nordeste (Icó) e Flores do Sertão (Jucás).
Nesta sexta (27), a programação segue com destaque para a apresentação da quadrilha varzealegrense “Arriba Saia” e a entrega da premiação aos vencedores. Às 20h, terá início a disputa entre quadrilhas com Fogo do Sertão (Cedro), Sol Nascente (Iguatu), Arriba Saia (Várzea Alegre), Arraiá do Furdunço (Altaneira), Império do Sertão (Piquet Carneiro), Arraiá Asa Branca (Campos Sales), Flôr do Algodão (Pedra Branca), Junina Enluar (Barro);
O evento conta também com quermesse, barracas com comidas típicas e muito Forró Pé de Serra com atrações locais. No sábado, acontece a 42ª edição do tradicional Forró de São Pedro do CSU, na Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu, com shows de Fabinho Testado, Túlio Duarte, Gleicinho do Orós e Stylo Novo.
O prefeito Flavinho destacou a importância da valorização da cultura local, ressaltando o aumento do valor da premiação e o compromisso da gestão em priorizar investimentos culturais de acordo com a capacidade financeira do município. Ele também anunciou articulações para captação de recursos externos, com o objetivo de ampliar o alcance das ações culturais em Várzea Alegre.