Foto: Reprodução/Instagram @renaisdocariri
Neste domingo (1º), a Associação dos Amigos e Pacientes Renais do Cariri (AAPREC) realizou o 1º Encontro de Transplantados do Cariri. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, bem como reivindicar a necessidade de retomar as cirurgias de transplantes na região do Cariri, visto que, de acordo com a instituição, há sete anos as cirurgias de transplante no Estado ocorrem exclusivamente em Fortaleza.
Segundo o fundador da AAPREC, Aroldo Barbosa, o deslocamento até a capital cearense dos pacientes que realizam hemodiálise e aguardam por um transplante, é uma logística que dificulta a situação dessas pessoas, pois o tempo é um elemento fundamental para o procedimento ser bem sucedido .
“Além de vários dos exames obrigatórios aos pacientes serem realizados apenas em Fortaleza, ainda temos que estar sempre preparados para a viagem na mesma hora que o chamado para o transplante chega. Muitas vezes, o paciente chega a perder o transplante”, explica Aroldo.
O evento reuniu pacientes renais em preparação, além de profissionais da saúde e apoiadores da causa da doação de órgãos, onde houve troca de experiências entre pessoas transplantadas, e debates sobre a doação voluntária.

