Compartilhar
publicidade
publicidade
Abertura do Jejunos reúne centenas de estudantes em Juazeiro do Norte
O evento volta a ser realizado após 10 anos de inatividade
Yanne Vieira
Foto: Ascom Juazeiro do Norte

A XVI edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte (JEJUNOs) foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (23). A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo e reuniu alunos de 58 unidades de ensino públicas e privadas. O evento é promovido pela prefeitura municipal, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Juventude (Sejuv).

Com o tema: “Resgatando a tradição e semeando valores”, o evento retornou após 10 anos de inatividade e fez homenagem aos pioneiros na implantação dos jogos, aos ex-atletas que participaram das primeiras edições e a acolhida da nova geração de esportistas inscritos.

Na ocasião, estudantes da Rede Municipal de Ensino, do Projeto “Teatro para a vida”, realizaram uma apresentação com elementos da tradição dos jogos. A entrada do mascote oficial, intitulado de “Juju” animou a plateia com diversas coreografias.

O mascote foi escolhido após a realização de um concurso de desenhos nas Escolas da Rede Municipal. A autora do desenho vencedor foi a aluna do 9° ano da Escola Maria do Socorro Cardoso, Maria Juliana dos Santos Santana.

Representantes de cada escola participante, vestidos com seus uniformes, desfilaram no local. Também foram lidos os juramentos para os alunos, professores e árbitros que irão executar suas funções nos próximos 30 dias de competições.

Simbolizando a chama e o início dos jogos, a aluna e atleta da Escola Municipal Cívico Militar Edvard Teixeira Férrer, Maria Fernanda Carvalho, entrou no ginásio com uma tocha e percorreu o espaço até chegar na pira. Acompanhada do prefeito Glêdson Bezerra, a estudante reacendeu a chama dos jogos e o gestor municipal declarou oficialmente abertos os JEJUNOs.

Foto: Ascom Juazeiro do Norte

“É um sonho realizado. Faz parte do nosso projeto de governo investir no esporte e devolver à população os nossos jogos e aos alunos, que irão ter contato a uma atividade física que ensina a convivência em sociedade, a respeitar o próximo, bem como, saber competir”, ressaltou o prefeito.

Competições

Os jogos serão realizados entre os dias 26 de setembro e 21 de outubro, divididos por zonas de competição: Sul/Oeste, Norte/Leste, Central, e a Fase final. A ordem foi definida considerando o número de escolas por região. Cerca de 3 mil alunos atletas participarão das competições.

O município foi dividido em cinco macrorregiões com o intuito de descentralizar os jogos e facilitar a logística, considerando o número de escolas da cidade. Para a fase final, classificam-se o campeão e vice- campeão de cada modalidade coletiva, por região. As modalidades individuais serão disputadas apenas na fase final.

Na próxima segunda-feira (26), começam as competições na Região Sul/Oeste, com jogos nas escolas Maria de Lourdes Jeiressati e Zila Belém.

Confira a programação:

Quadra da Escola Zila Belém:

Manhã:

Carimba Feminino Sub-12: Zila Belém x Pelúsio (Partida de ida: 8h; Partida de volta: 9h40);

Basquete Masculino Sub-12: Colégio Paraíso Conceito x Mário Bem (Partida de Ida: 8h20; Partida de Volta: 10h);

Basquete Masculino Sub-15: Zila Belém x Pelúsio (Partida de Ida: 9h; Partida de Volta: 10h40).

Tarde:

Basquete Masculino Sub-18: Raimundo Saraiva x Salesianos (Partida de Ida: 13h; Partida de Volta: 14h20);

Basquete Masculino Sub-18: IFCE X CAIC (Partida de Ida: 13h40; Partida de Volta: 15h).

Quadra da Escola Maria de Lourdes Jereissati:

Futsal Masculino Sub-12: Zila Belém x Salesianos (Jogo da ida: 8h);

Futsal Feminino Sub-15: Zila Belém x Pelúsio (Jogo da ida: 9h30);

Futsal Masculino Sub-15: Mozart Cardoso x Mário Bem (Jogo da Ida: 10h50);

Futsal Masculino Sub-18: Liceu x CAIC (Jogo da ida: 14h20).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria