Mutirão PopRuaJud, em Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal M1.
Nesta sexta-feira (31) uma ação voltada à população de rua e pessoas em outras situações de vulnerabilidade social está sendo realizada na Praça Desembargador Juvêncio Viana, em Juazeiro do Norte. A iniciativa, chamada de ‘Mutirão PopRuaJud’ , é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Ceará e acontece até às 17h.
No local, são oferecidos serviços de assistência social, saúde, cultura e cidadania, como consultas processuais, emissão de certidões negativas, atendimento jurídico, emissão de RG e título de eleitor.
O momento também disponibiliza atendimento psicológico e odontológico, além de orientações sobre saúde bucal; vacinação e testes rápidos (HPV, sífilis e hepatite); e distribuição de kits de higiene e autocuidado.
Em entrevista ao Portal Miséria/M1, a juíza de direito, Bruna Rodrigues, afirmou que a escolha do período de atendimento, durante a Romaria de Finados, foi uma das estratégias para abarcar mais pessoas.
“Nós estamos atualmente com dois eventos aqui no Crajubar, nós temos a ExpoCariri, lá em Barbalha, e nós temos a Romaria que está acontecendo aqui em Juazeiro. E quando a gente fala em pessoas em situação de rua, nós temos um público muito flutuante, e na Romaria eles acabam se concentrando aqui. Então, nós viemos nessa data especificamente para atendê-los, para poder alcançar o maior número de pessoas em situação de rua e ter uma maior efetividade das ações sociais aqui colocadas”, explicou.
Assista a entrevista completa para saber mais detalhes:
Ver essa foto no Instagram

