Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Acervo de relíquias do Padre Cícero será restaurado no Rio de Janeiro
Parceria com a Fundação Rui Barbosa, inclui ainda pesquisas e publicações sobre o Padre Cícero, que foi contemporâneo do também nordestino Rui Barbosa.
Demontier Tenório
Acervo de relíquias do Padre Cícero será restaurado no Rio de Janeiro
Flagrante de encontro na Fundação Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A Fundação Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro vai restaurar o acervo de relíquias do Padre Cícero Romão Batista. Os documentos fazem parte do acervo que pertenceu a Dona Generosa Alencar e a escritora Fátima Menezes, num total de sete documentos, incluindo o seu título de eleitor e uma caderneta de anotações do sacerdote juazeirense.

A notícia foi transmitida pelo jornalista Marcelo Fraga ao historiador e professor aposentado a Universidade Federal do Ceará (UFC), Renato Casimiro. Segundo ele, o estado de conservação das relíquias foi avaliado pela equipe de restauradores, coordenadoras de departamentos e mais a presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Letícia Dornelles.

Trata-se do projeto “SerTão Rui: Um Fio para o Infinito, nos 88 anos de Saudades de Padre Cicero, até agosto de 2022”. Essa parceria com a Fundação Rui Barbosa, inclui ainda pesquisas e publicações sobre o Padre Cícero, que foi contemporâneo do também nordestino Rui Barbosa e que ainda teve participação na formulação da primeira constituição da República do Brasil.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade