Compartilhar
publicidade
publicidade
Agentes do GPTran iniciam trabalho nas ruas de Juazeiro do Norte
Os profissionais receberam uma capacitação durante 28 dias, realizada pela Academia Municipal de Segurança Pública e Trânsito da Secretaria de Segurança Pública.
Bruna Santos
Solenidade de apresentação dos Guardas Civis que cooperarão com o Demutran aconteceu nesta terça-feira (17). Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

O Grupo de Policiamento de Trânsito (GPTran) de Juazeiro do Norte iniciou o trabalho nas ruas da cidade. Na manhã desta terça-feira (17), aconteceu uma solenidade de apresentação dos Guardas Civis que passarão a cooperar com o Demutran nas ações de educação, fiscalização e repressão a crimes de trânsito. Os profissionais receberam uma capacitação durante 28 dias, realizada pela Academia Municipal de Segurança Pública e Trânsito da Secretaria de Segurança Pública.

Quando anunciado, alguns setores da população questionaram a medida, temendo a confusão de atribuição. De acordo com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), não haverá confusão e sim uma soma de esforços. “O Demutran, mais naquela parte disciplinar de trânsito, a guarda civil metropolitana, naquela parte mais afeita a polícia de trânsito quando dá abordagem no cometimento de crimes, de indivíduos, infratores que se utilizam dos veículos para o cometimento de crimes também. Tudo é no sentido de fortalecer”, disse.

Ainda, segundo o gestor, o município está seguindo uma tendência do que já acontece em outras cidades. “O Congresso Nacional tem se debruçado sobre o tema de trazer a Guarda Civil para dentro do artigo 144, trabalhando na área da segurança pública como força que é de segurança pública”, mencionou em entrevista ao Portal Miséria.

Neste caso, ele refere-se a proposta de emenda à Constituição (PEC) 37/2022 que inclui guardas municipais e agentes de trânsito no rol de funções do sistema de segurança pública, aprovado pelo Senado em maio deste ano. No entanto, a proposta ainda segue em debate na Câmara dos Deputados.

À época do início do curso, realizado em maio deste ano, o secretário da pasta, Claúdio Luz, afirmou que a integração entre Demutran e Guarda Civil está amparada por convênio e segue todas as exigências legais. O comandante da Guarda Civil Metropolitana, César Alves, também chegou a reforçar a legalidade do processo, com critérios técnicos definidos em portaria.

Acompanhe a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar