Compartilhar
publicidade
publicidade
Agrofloresta Beija-Flor do Riacho Verde, em Várzea Alegre, é certificada com o Selo TCE Ceará Sustentável 2025
Implantada em janeiro de 2024, a Agrofloresta Beija-Flor do Riacho Verde nasceu com o objetivo de recuperar uma área totalmente degradada, sem mata ciliar e quase sem vida.
Bruna Santos
Foto: Divulgação.

O projeto ‘Agrofloresta Beija-Flor do Riacho Verde’,  implantado na propriedade do agricultor Francisco Augusto dos Santos, em Várzea Alegre, foi reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) com o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2025. A certificação reconhece municípios e iniciativas que desenvolvem políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à gestão ambiental responsável. 

Implantada em janeiro de 2024, a Agrofloresta Beija-Flor do Riacho Verde nasceu com o objetivo de recuperar uma área totalmente degradada e sem mata ciliar. Meses após o projeto, a Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre afirma  observar mudanças importantes, como a revitalização de parte do local. 

Entre os critérios avaliados pelo Selo TCE Sustentável estão: gestão ambiental, responsabilidade social, inovação e impacto positivo para as comunidades. O documento com todos os municípios do Ceará contemplados, pode ser acessado clicando aqui.

Meses atrás, a região no qual o projeto é desenvolvido recebeu uma ação de reflorestamento como parte das atividades do Junho Ambiental. Durante a ação, além do plantio de mudas nativas, foram realizadas orientações técnicas sobre recuperação ambiental e dinâmicas de sensibilização sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria