Foto: Reprodução / Ascom Altaneira
O município de Altaneira apresentou desempenho acima das médias estadual e nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos Anos Iniciais, conforme dados divulgados durante o 1º Seminário da Educação Municipal, realizado na última quinta-feira (31/07). Em 2023, Altaneira atingiu 8,4 pontos, resultado 2,4 pontos superior à média nacional.
O seminário, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, teve como tema “Educação em Foco: resultados, desafios e impactos na aprendizagem” e reuniu professores, gestores escolares, autoridades locais e representantes da comunidade no Ginásio Poliesportivo. O objetivo foi apresentar diagnósticos das escolas, discutir os dados educacionais recentes e alinhar estratégias de planejamento para a rede municipal.
Durante o evento, os gestores escolares apresentaram informações sobre infraestrutura, projetos pedagógicos e desafios enfrentados nos primeiros seis meses da atual gestão. Na segunda parte da programação, foram analisados os principais indicadores de desempenho, com destaque para os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e a série histórica do próprio IDEB.
No recorte do SPAECE, os dados de 2024 mostram variações por etapa. O 2º ano do Ensino Fundamental registrou 649 pontos em Língua Portuguesa, com queda de 25 pontos em relação a 2023. Já no 5º ano, as médias foram de 285 pontos em Língua Portuguesa (-19) e 308 pontos em Matemática (-8). O 9º ano apresentou crescimento, com 291 pontos em Língua Portuguesa e 351 pontos em Matemática.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Adeilton Silva, a análise dos dados contribui para a definição de ações pedagógicas. Já o secretário adjunto, Reginaldo Venâncio, destacou o uso estratégico dos indicadores para orientar o trabalho nas escolas.
A prefeita Késia também participou do encontro e afirmou que a administração continuará priorizando investimentos na área educacional. A gestora mencionou a importância do diálogo com a comunidade escolar na formulação de políticas públicas voltadas à aprendizagem.

