Compartilhar
publicidade
publicidade
Escola de Juazeiro do Norte realiza Caminhada do Novembro Negro e celebra conquista do Selo Escola Antirracista
O evento celebra a conquista do Selo Escola Antirracista, reconhecimento estadual que valoriza instituições que promovem ações de enfrentamento ao racismo e de incentivo à equidade racial.
Aysha Quezado
Caminhada do Novembro Negro na EEMTI Amália Xavier, em Juazeiro do Norte.
Foto: Guto Vital/Portal M1.

A escola pública de Juazeiro do Norte EEMTI Amália Xavier, realizou nesta quarta-feira (20) a Caminhada do Novembro Negro, programação voltada à discussão de pautas antirracistas. O evento celebra a conquista do Selo Escola Antirracista, reconhecimento estadual que valoriza instituições que promovem ações de enfrentamento ao racismo e de incentivo à equidade racial.

Segundo a escola, a certificação é resultado de um ano inteiro de práticas pedagógicas, formações, atividades culturais, debates e projetos envolvendo estudantes, professores e a comunidade escolar. Em entrevista ao Portal Miséria/M1, a diretora Girlene Queiroz destacou a importância da conquista: “É muito gratificante para nossa comunidade escolar receber o selo, e também uma responsabilidade gigantesca”.

Ela ainda ressaltou que o reconhecimento é apenas o começo: “Receber o selo não significa que não há mais racismo na escola, mas agora temos estratégias, metodologias e rodas de conversa. Através dessas ações, poderemos combater o racismo dentro da nossa instituição”.

Além dos debates e projetos desenvolvidos ao longo do ano, a programação do Novembro Negro na instituição incluiu uma Mostra de Cinema no Cariri Shopping, aulas de campo e a Caminhada de Conscientização.

Selo Escola Antirracista

O Selo Escola Antirracista é uma iniciativa presente em diferentes estados brasileiros, que certifica escolas por suas práticas de combate ao racismo e promoção da equidade racial, com o objetivo de valorizar e sistematizar o trabalho pela educação antirracista. 

No Ceará, a Secretaria da Educação (Seduc) divulgou, em outubro deste ano, o resultado final da certificação, que contemplou 78 escolas, sendo as três primeiras colocadas dos municípios de Horizonte, Beberibe e Aquiraz.

Assista à reportagem completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria