Compartilhar
publicidade
publicidade
Ambiental Crato comemora 1 ano de operação
Com cinco Estações de Tratamento de Esgoto revitalizadas, foram tratadas 135 milhões de litros de esgoto por mês.
Raiana Lucas
Foto: Ascom Ambiental Crato

A Ambiental Crato é pioneira no Cariri por efetivar políticas públicas de saneamento. Comemorando um ano de operação, a empresa mostra que houve uma evolução significativa na cobertura de esgoto coletado e tratado, saltando de 3% para 23%, além da implementação de projetos sociais no município.

No primeiro ano foi revitalizado 120km da rede de esgoto e ampliado mais de 2,1km de rede coletora. A Ambiental Crato comemora a marca de 9.957 hidrômetros instalados, o que corresponde a 67% da cidade. A Tarifa Social, desconto concedido na fatura de água e esgoto, foi ampliada em 40%. Isto representa 3.633 ligações, proporcionando dignidade, saúde e qualidade de vida para mais de 12 mil famílias.

Com cinco Estações de Tratamento de Esgoto – ETE revitalizadas, funcionando 24h, foram tratadas 135 milhões de litros de esgoto por mês. A ETE Seminário reduziu 80 milhões de litros de esgoto irregular no canal do Rio Granjeiro. Já a ETE Filemon Teles trata 13,5 milhões de litros. Nas ETEs São Bento I e São Bento II, além do tratamento de 15,8 milhões de litros de esgoto, foi adequado um sistema de tratamento de biogás, que minimiza os impactos ambientais e melhora a qualidade de vida da população no entorno.

Inaugurada em maio, a ETE Pantanal está tratando mais de 15 milhões de litros de esgoto, que tem beneficiado o riacho Matinha, que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, que era motivo de reclamação do mau cheiro provocado, principalmente no período de realização da Expocrato. Carolina Serafim, Diretora-presidente da Ambiental Crato, informou que além da revitalização, foi instalado 500 metros de rede aérea de esgoto para contemplar e facilitar a vida dos permissionários que utilizam o parque.

Segundo o Diretor Executivo da Ambiental Crato, Danilo Almeida, nos próximos três anos, a coleta e tratamento de esgoto no município deve chegar a marca de 50%, e que até 2033 a meta é atingir 90%, percentil que é estabelecido pelo Marco Regulatório do Saneamento, onde além da área urbana, serão atendidos os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra. Nos próximos meses será entregue o Centro de Controle Operacional (CCO), será finalizada a primeira etapa da ETE Grangeiro, e ainda a implementação de projetos sociais, como o Saúde Nota 10, o Circo Teatro Sem Lona e do Cine Bom de Praça.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria