Compartilhar
publicidade
publicidade
Ameaçada de extinção, jaguatirica é vítima de atropelamento em Crato
De acordo com o biólogo Leonides Azevedo, esses animais estão aparecendo com mais frequência nos últimos anos em decorrência do avanço de cidades e estradas
Yanne Vieira
Ameaçada de extinção, jaguatirica é vítima de atropelamento em Crato
Ameaçada de extinção, jaguatirica é vítima de atropelamento em Crato (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Na noite desta terça-feira (12), uma jaguatirica, espécie ameaçada de extinção, foi localizada por moradores no distrito de Dom Quintino, município de Crato. O animal havia sido atropelado por um carro e morreu no local.

Segundo Marcos Antônio, residente da região, o animal já vinha sendo visto há 7 dias nas redondezas do sítio João Grande, o que causou preocupação nos moradores. Marcos afirma, ainda, que mais animais da mesma espécie já foram avistados no local.

De acordo com o biólogo Leonides Azevedo, esses animais estão aparecendo com mais frequência nos últimos anos em decorrência do avanço de cidades e estradas, principalmente em áreas reflorestadas.

A espécie, Leopardus pardalis, possui ampla área de distribuição e densidades relativamente altas se comparado com outras espécies de felinos, afirma o biólogo. Apesar da grande flexibilidade adaptativa e da abundância nas áreas onde é encontrada, a espécie foi considerada ameaçada em algumas áreas.

O terceiro maior felino da América, pode chegar a medir 1,35, com adição da cauda, e pesar entre 8 e 16 quilos. A presença da espécie está associada à cobertura vegetal e, por isso, é muito sensível à perda de habitat, relata o biólogo.

O que fazer?

De acordo com Leonides, na presença de animais, o que se deve fazer é “não interferir, não se aproximar ou agredir o animal. Caso seja necessário realmente retirar o animal do local, ligar para algum órgão ambiental para que possa ser feito o manejo de forma correta”, indica o biólogo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), orienta que em caso de aparecimento de animais silvestres, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria