Estudantes de Juazeiro têm pesquisa para ajudar a limpar óleo no mar - Site Miséria 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Estudantes de Juazeiro têm pesquisa para ajudar a limpar óleo no mar
Penas de animais podem absorver o produto e limpar o mar, diz professor
Redação

Estudantes de ensino fundamental em Juazeiro do Norte desenvolveram um projeto que pretende ajudar na limpeza das praias do nordeste atingidas pelo vazamento de óleo nas últimas semanas. Alunos entre 10 e 12 anos, supervisionados pelo professor e orientador Ricardo Fonseca, usam penas de animais como gansos e galinhas para reter o produto encontrado nos mares e praias nordestinas. As informações são do Diário do Nordeste.

Fonseca explica, em entrevista ao jornal, que “as penas são descartadas ao monte no lixo. Para muitos, não possui utilidade nenhuma. Então, o projeto identificou uma boa solução para limpeza do litoral afetado pelo óleo”. Desde o ano passado os estudantes iniciaram o projeto utilizando o Rio Salgadinho como protótipo de testes. “Quando inserimos as penas nesses locais, todo o óleo é sugado. Depois é só retirar o material a água fica limpa”, diz um dos estudantes envolvidos na iniciativa.

No caso do derramamento do mar, a solução apontada pelos pesquisadores seria a de um helicóptero sobrevoar a área atingida e derramar as penas, que estariam armazenadas em um saco de estopa dentro da aeronave.

Compartilhar
Comentar
*Publicidade