Primeira peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Cariri. Foto: Reprodução / Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Após mais de 70 anos, a imagem de Nossa Senhora de Fátima fará uma nova visita à região do Cariri, percorrendo os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. A programação tem início em 10 de novembro, em Juazeiro do Norte, e seguirá pelas demais cidades até o dia 14 deste mês.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (3), durante coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte junto a Igreja Católica. De acordo com o padre Cícero, o evento acontece em virtude da inauguração da Estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, marcada para o dia 13 deste mês.
O padre Adelino, integrante da comissão organizadora, destacou o significado simbólico do momento. “Diferente de 70 e poucos anos atrás, muitos bairros de Juazeiro não existiam, a região não tinha toda essa ligação que hoje tem, então é um momento importante, creio que para aquilo que Juazeiro representa e Juazeiro simboliza no cenário do Nordeste”, afirmou.

Coletiva reuniu Igreja e gestão municipal de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal M1.
Programação
Segundo o cronograma divulgado na coletiva, a imagem deve chegar no dia 10, por volta das 15h, ao Aeroporto de Juazeiro do Norte. Em seguida, às 16h, acontece a recepção na Paróquia de São Cristóvão e a oração do Santo Terço. Às 17h, ocorre o translado em carro aberto para a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Às 18h, no mesmo local, haverá o Ângelus Solene e Procissão Luminosa em direção à Basílica de Nossa Senhora das Dores.
Em seguida, às 19h, acontece a Missa Solene na Basílica de Nossa Senhora das Dores, com abertura da Jornada Mariana Diocesana.
“E aí nós temos um detalhe, convidando a todos que puderem de branco, levar sua vela, convidar sua família, e em caminhada, chegando na Basílica, rua São Benedito, rua do Cruzeiro, São Pedro, Basílica, teremos a concelebração, momento onde nós iremos realmente rezar e pedir pela paz”, explicou o Padre Cícero.
Veja a entrevista com detalhes sobre o trajeto aqui.
Preparação de Juazeiro do Norte
No domingo (2), a Prefeitura de Juazeiro do Norte anunciou a interdição temporária da Rua Padre Cícero, nas imediações do Arco dos Salesianos, entre segunda (3) e quinta-feira (6), para obras de restauração do monumento. No período, será permitido apenas o desvio à direita para quem trafegar pelo local.
Durante a primeira visita da imagem a Juazeiro do Norte, em 1953, foi erguido o Arco de Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecido como Arco dos Salesianos. O monumento é reconhecido como patrimônio histórico material da cidade, por meio da lei N°5314/2022 e integra a lista de imóveis sob proteção da Diretoria de Patrimônio Cultural.
Segundo o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), melhorias serão realizadas no percurso para receber as caravanas e os fiéis. “Nós estamos reformando aquele arco para que ele esteja à altura, simbolizando aquela primeira passagem. Nós vamos organizar todo o trajeto com iluminação que já é de prática, mas fazendo toda a vistoria, tanto na questão da iluminação, como a recuperação do calçamento, a limpeza que agora deu um show na Romaria da Esperança, na Romaria de Finados”, afirmou.

Arco dos Salesianos foi construído em 1953. Foto: Reprodução / PMJN.
*Matéria atualizada no dia 5 de novembro de 2025 às 11h14 para retirada de Assaré das cidades em que a Imagem vai visitar.
Confira a cobertura completa:
Ver essa foto no Instagram

