Compartilhar
publicidade
publicidade
Caririenses participam da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, em Brasília
Organizado pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, o movimento busca pautar o direito à moradia, emprego, segurança, vida digna e políticas efetivas de reparação.
Bruna Santos
Mãos de mulheres negras caririenses em direção a Marcha Nacional das Mulheres Negras
Foto: @marchadasmulheresnegrascariri | Reprodução.

Uma caravana de mulheres caririenses partiu rumo a Brasília para participar da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorre nesta terça-feira (25) e traz como tema central a luta por ‘Reparação e Bem Viver’. Organizado pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, o movimento busca pautar o direito à moradia, emprego, segurança, vida digna e políticas efetivas de reparação.

Embora a mobilização nacional seja conduzida pelo comitê nacional, a organização do evento se desdobra em cada estado e município. No Cariri, a preparação para levar a caravana começou há meses, ainda durante o ato do 8 de março, que já abordava o mesmo mote. Desde então, integrantes de coletivos de mulheres promoveram atividades políticas e financeiras para assegurar a participação e a representatividade dessas mulheres na marcha.

A expectativa é que o evento reúna milhares pessoas na Esplanada dos Ministérios. Outras caravanas do Ceará também estão presentes. “Nossas mulheres já estão imersas nas atividades, trocando saberes, fortalecendo a luta e celebrando a presença de tantas referências como a ministra Margareth Menezes, Anielle Franco e tantas outras mulheres potentes que seguem abrindo caminhos”, disse o coletivo organizador da Marcha das Mulheres Negras do Cariri nas redes sociais.

Sobre a Marcha 

A 2ª Marcha acontece dez anos após a primeira edição, realizada em 18 de novembro de 2015, quando mais de 100 mil mulheres negras marcharam em Brasília contra o racismo, a violência contra a juventude negra, a violência doméstica e o feminicídio. À época também foram às ruas pelo bem viver.

Confira a programação completa desta edição.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria