Compartilhar
publicidade
publicidade
‘Artefatos da Cultura Negra’ começa nesta segunda-feira (25)
O evento segue até o próximo dia 30.
Maurício Júnior
Foto: Redes Sociais / Instagram: @artefatosdaculturanegra

Com o tema “20 anos da Lei nº 10.639/03: Educação, Democracia e Justiça Racial”, o XIV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra começa nesta segunda-feira (25) e segue até o sábado (30). A programação dispõe de diversos encontros, como mesas redondas, rodas de conversa, exposições artísticas, mostra de cinema, lançamento de livros, feiras culturais, ‘terreiradas’ e comunicações cientificas. No evento, participarão pesquisadoras, pesquisadores e ativistas do Ceará, bem como de demais estados brasileiros e de outros países.

O Congresso é produzido na região do Cariri cearense e tem como intuito ampliar espaços de conhecimento e difusão de uma educação antirracista, no qual envolve universidades e escolas de educação básica, ativistas de movimentos sociais e comunidades tradicionais.

A partir do tema proposto, a décima quarta edição do Artefatos da Cultura Negra ainda pretende refletir “sobre o papel da educação na releitura das trajetórias históricas da população negra no contexto brasileiro e diaspórico, ao tempo que aponte alternativas de superação do epistemicídio e do reconhecimento da importância da (re) conexão com o continente africano para o entendimento do Brasil e nas ações de enfrentamento ao racismo”.

Na manhã e tarde desta segunda-feira haverá encontros com temas específicos, e a noite o cortejo e abertura cultural do evento com o Grupo Zabumbar, Maracatu Uinu Erê, Coco Macaúba, Arte e Tradição, Mizenheiras da Batateira, a partir das 19h, no Pátio do Curso de Pedagogia da URCA, Campus Pimenta.

Para conferir a programação completa clique aqui.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria