O grupo é composto majoritariamente por mulheres da terceira idade. | Foto: Divulgação/ Ambiental Ceará
Uniformes fora de uso de duas concessionárias de saneamento estão sendo reaproveitados na produção de mochilas, bolsas e cordões para crachás em Juazeiro do Norte. A iniciativa ocorre desde março do ano passado, por meio de uma parceria entre duas organizações e a ONG Mamãe Margarida, que reúne artesãs do bairro Salesianos. Os fardamentos são das empresas Ambiental Ceará e Ambiental Crato.
Ao longo de quase dois anos de atividades, mais de 2.500 conjuntos de uniformes já foram doados às artesãs. Antes da entrega, o material passa por um processo de lavagem, para garantir condições adequadas de manuseio pelas integrantes da ONG. As máquinas de costura também foram consertadas pelas empresas.
“Pensamos que eles iam trazer só uma remessa, mas trouxeram um caminhão cheio”, contou Rosa Maria, uma das artesãs. Já a líder comunitária Maria Auxiliadora destacou o fortalecimento do grupo com a parceria. “Aqui elas interagem entre si, trocam brincadeiras e experiências. A partir do momento que a empresa confia no trabalho que está sendo realizado, essa parceria só tende a aumentar”, afirmou.
O grupo é formado, em sua maioria, por mulheres da terceira idade. Segundo a Ambiental Ceará, 70% do material produzido permanece com as artesãs, que podem destiná-lo da forma que julgarem mais adequada. A outra parte recebe a identidade visual das empresas e é utilizada em ações internas.
“A proximidade com as artesãs da ONG Mamãe Margarida é mais uma forma de demonstrar nosso compromisso com o meio ambiente, garantindo que materiais que seriam incinerados tenham um novo destino, além de reforçar nosso comprometimento com os territórios em que atuamos”, afirmou Tailton Telles, engenheiro ambiental responsável por acompanhar a continuidade do projeto.

