
Hirlan Moura é artista de Fortaleza e convidado do FITECA 2025. Foto: Lucas Calisto.
O artista Hirlan Moura é um dos convidados da edição de 2025 da Fiesta Internacional de Teatro en Calles Abiertas (Festival Internacional de Teatro em Ruas Abertas, ou FITECA), que será realizada de 1º a 4 de maio, em Lima, capital do Peru. Com mais de 15 anos de história, o evento contará, pela primeira vez, com a participação de um artista cearense em sua programação.
Natural de Fortaleza, Hirlan é estudante de Artes Visuais no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Seu principal espaço de criação é o Atelier Nave de Viagens Visuais, onde desenvolve experimentações artísticas em diversas linguagens, como ilustração, gravura, colagem, pintura em tela, graffiti e outras formas de expressão visual.
Durante o FITECA 2025, o artista prestará uma homenagem ao grupo de quadrilha junina Arraiá do Zé Testinha, que completará 50 anos de tradição em 2026. “Meu trabalho de pintura mural buscará trazer a essência e a força cultural do grupo”, compartilhou Hirlan em suas redes sociais, onde também lançou uma campanha de venda de rifas para custear os gastos da viagem.
Ver essa foto no Instagram
Outras obras do artista
Para além das cores e estampas vívidas que retratam diferentes personagens, os grafites de Hirlan Moura exploram temas ligados à ancestralidade da população cearense. Entre suas obras de destaque estão O Sertão Vai Virar Mar e A Imagem e Semelhança: Imanentes e Transcendentes, que expressam, por meio da arte urbana, reflexões sobre identidade, território e espiritualidade.
Uma de suas criações mais recentes, Maracatu Cearense: Negrume, Ancestralidade e Resistência, foi apresentada em Juazeiro do Norte durante a Mostra Sesc Cariri 2024. A obra foi exibida no dia 27 de abril, na área externa do Sesc Juazeiro, integrando a programação do evento com uma intervenção visual que celebra a cultura afro-cearense.

“Maracatu Cearense: Negrume, Ancestralidade e Resistência” por Hirlan Moura na Mostra Sesc 2024. Foto: Aysha Quezado.
Sobre o festival
O festival é um dos principais espaços culturais da região metropolitana de Lima, reunindo mais de 20 mil pessoas ao longo de sete dias de atividades. A programação inclui apresentações de artes cênicas, música, artes plásticas, além de oficinas, murais e ações sociais e gastronômicas. O evento também acolhe mais de 300 artistas de diversas nacionalidades.