Compartilhar
Árvore do Juá é declarada patrimônio natural, cultural e símbolo de Juazeiro do Norte
Além de declará-la patrimônio, a lei de autoria da vereadora Rita Monteiro (PSB) estabelece que o município deve promover a valorização, preservação e difusão do significado histórico, ambiental e cultural da espécie.
Bruna Santos
árvore Joazeiro
Árvore Joazeiro. | Foto: Tamires Silva.

A ziziphus joazeiro, espécie nativa popularmente conhecida como “árvore do juá”, foi declarada patrimônio natural, cultural e símbolo do município de Juazeiro do Norte. A lei que confere o título à planta que originou o nome da cidade foi sancionada e publicada no Diário Oficial do último dia 30 de janeiro.

A árvore joazeiro é conhecida por ser uma espécie resistente à seca. Possui copa densa e folhas pequenas, de coloração esverdeada mesmo na estiagem, devido às raízes profundas que exploram resquícios de água no subsolo ou solo. O seu fruto é pequeno, redondo e comestível, apreciado por animais e humanos, tradicionalmente utilizado na alimentação e na medicina popular. 

Além de declará-la patrimônio, a lei de autoria da vereadora Rita Monteiro (PSB) estabelece que o município deve promover a valorização, preservação e difusão do significado histórico, ambiental e cultural da espécie. A legislação também prevê campanhas de conscientização e educação ambiental voltadas à proteção da flora nativa.

Ainda, determina que é preciso implantar e manter projetos de plantio e manejo da espécie joazeiro, com destaque para sua introdução e preservação no Parque Ecológico das Timbaúbas.

LEIA TAMBÉM | Após tramitação de projetos opostos, corrida de jumento do Sítio Amaro, em Juazeiro do Norte, é declarada patrimônio imaterial

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria