Ladeira das Tabocas, em Exu -PE. | Foto: Nívia Uchôa.
No próximo sábado (24), o Movimento Salve a Chapada do Araripe realiza um ato político-cultural em defesa da “Caixa d’Água do Sertão”. A manifestação terá concentração a partir das 16h, na Chácara Espaço Curart / Posto da Serra, em Exu — Pernambuco (PE). A ação integra a programação do II Seminário Salve a Chapada, que acontece no dia 27 de janeiro, na mesma cidade.
Segundo os organizadores, o objetivo é mobilizar as pessoas — incluindo as do Cariri cearense — e alertar sobre as pressões que o território vem sofrendo provocadas pelo desmatamento, queimadas, avanço do agronegócio e pela fragilização das políticas públicas de proteção ambiental.
O cortejo acontece pela BR – Rodovia Asa Branca até a Escola Municipal Joaquim Ulisses de Carvalho. Além da movimentação, o grupo também articula a construção de uma “Carta de Compromisso com a Chapada”, para ser entregue às autoridades dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí — que possuem parte da Chapada em seu território.
Seminário
Neste ano, o mote da discussão do II Seminário Salve a Chapada do Araripe será sobre os riscos socioambientais que afetam a caixa d’água do sertão. O evento, que teve sua primeira edição realizada na cidade do Crato, será sediado no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar, a partir das 8h30.
Entre os convidados confirmados estão Arnaldo Sampaio, advogado; Vilmar Lermen, da Agrodoia; e Dra. Belize Câmara, representante do Ministério Público Estadual de Pernambuco, que contribuirão com análises técnicas, jurídicas e socioambientais sobre a problemática.
LEIA TAMBÉM | Pesquisadores da UFCA e URCA integram estudo que revela potencial antibacteriano de planta da Chapada do Araripe