Compartilhar
publicidade
publicidade
Autor caririense lança livro sobre corrente filosófica do existencialismo
O escritor explica que a obra é resultado de seus estudos de aprimoramento com ênfase na doutrina filosófica existencialista.
Rogério Brito
O filósofo Damião José da Silva (Foto: Divulgação)

Natural de Aurora, no Cariri, o filósofo Damião José da Silva lançou, no último sábado (6), o livro “O Conceito da Angústia Humana”. O lançamento ocorreu na Escola Antônio Teles de Pontes, no distrito Ingazeiras, em Aurora.

A obra é pautada na corrente filosófica do existencialismo, sobretudo acerca da teoria do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard (1813-1855), conhecido como o “pai do existencialismo”. “Esse processo em busca de uma verdade – uma conexão com o Criador – permite que o homem diminua sua angústia, porém não permite que ele a anule. Ou seja, é uma condição existencial”, diz o autor.

Damião explica que a obra é resultado de seus estudos de aprimoramento com ênfase na doutrina filosófica existencialista, com especificidade no pensamento do filósofo de Kierkegaard. “Os estudos sobre os fundamentos que se efetivam dentro de uma perspectiva filosófica existencialista e prática são substancialmente indispensáveis”, acrescenta o autor caririense.

Sobre a obra

No existencialismo, Kierkegaard apresenta a forma mais expressiva e preponderante para a efetivação dos apelos da vida impostos ao homem. Por essa razão ele afirma que o homem padece dessa forma de “doença até a morte”, logo dessa doença ou dessa condição de existência o indivíduo não poderá se esquivar. Essa condição se justifica, desde o seu nascimento, porque, segundo ele, o homem está predisposto a não exercer a sua individualidade na plenitude, porque ele vê sua vida passar por um processo de desconstrução interior total; esse tem que está a todo o instante buscando se reinventar. Esse processo em busca de uma verdade – uma conexão com o Criador – permite que o homem diminua sua angústia, porém não permite que ele a anule. Ou seja, é uma condição existencial.

Sobre o autor

Damião José da Silva nasceu no Distrito de Ingazeiras, em Aurora (CE). É filho do casal de agricultores Geralda Carolina de Sousa e Francisco José da Silva. Logo cedo, sua mãe o colocou para aprender suas primeiras ‘letras’ no Grupo Escolar Padre Cícero, em Ingazeiras. Nessa instituição de ensino obteve seus conhecimentos primários.

Aos 15 anos, foi morar com parentes em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Nesse período de permanência em Fortaleza deu continuidade aos estudos – isso porque o autor saiu da Ingazeiras apenas com a 4ª Série do Fundamental – conclui o Ensino Médio e ainda, com bastante dificuldade, conseguiu estudar no período noturno cursos técnicos de informática.

Após permanecer residindo na capital por aproximadamente vinte anos, volta para o Cariri, bem eixo de sua terra natal. E, logo, desenvolve novamente o interesse pelos estudos e é aprovado no Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Conclui o curso em 2018, e, no tempo presente, desenvolve estudos de aprimoramento com ênfase na doutrina filosófica existencialista com especificidade no pensamento do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard.

De modo muito peculiar, busca na Filosofia Moderna e também na Filosofia Contemporânea a fonte de instigação para os estudos, o que direciona, certamente, à possibilidade de uma compreensão acerca das questões que abarcam o Ser dentro de sua complexidade de existência. De modo que, os estudos sobre os fundamentos que se efetivam dentro de uma perspectiva filosófica existencialista e prática são substancialmente indispensáveis.

Em 2021, é novamente aprovado pela UFCA para estudar bacharelado em Matemática Computacional.

Compartilhar
Comentar