Compartilhar
publicidade
publicidade
Axé Casa Oxumaré é implementado em Juazeiro do Norte
O espaço é filial da tradicional Casa Oxumaré, um dos terreiros mais antigos do Brasil, com quase 200 anos de história.
Redação Portal M1
Cerimônia de implementação do Axé Casa Oxumaré em Juazeiro do Norte.
Foto: Reprodução.

O Axé Casa Oxumaré, por meio da fundamentação do Candomblé Quilombaxé em intermédio de Doné Herlania, chegou a Juazeiro do Norte nesta última semana. O espaço é filial da tradicional Casa Oxumaré, um dos terreiros mais antigos do Brasil, com quase 200 anos de história. A implementação aconteceu sob a condução do Olorí Babá PC, autoridade religiosa oriundo do terreiro.

O espaço funciona na Rua Capitão Coimbra, nº 1028, bairro João Cabral. Para os integrantes da religião, a vinda representa o enraizamento de um axé centenário na região do Cariri, com capacidade de ampliar o diálogo entre a ancestralidade africana, a resistência cultural e a espiritualidade popular nordestina.

A presença do Olorí Babá PC foi tida como um marco histórico. Segundo os praticantes, ele carrega uma linhagem de preservação dos fundamentos, da ética e da memória do povo de santo. “Sua presença reafirma a continuidade de um legado ancestral que atravessou séculos, resistindo ao racismo religioso, à intolerância e ao apagamento cultural”, apontaram.

História

A Casa Oxumaré é referência nacional e internacional na preservação das tradições de matriz africana, sendo considerado um território sagrado onde o axé é cultivado como força de vida, identidade, resistência, valorização da ancestralidade negra e de fortalecimento da liberdade religiosa.

Já o Candomblé Quilombaxé, que nasceu em 2019 como ampliação do axé Omimdaderecí e Mutalegí (Mãe Maria), ativo desde 2006, é tido como um espaço de acolhimento, espiritualidade, memória e luta.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria