Banco de Leite do Humano do Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte. Foto: Bruna Santos / Portal Miséria/ M1.
O Banco de Leite do Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, intensifica neste mês a campanha de doação de leite materno e cadastro de novas doadoras, em alusão ao “Agosto Dourado”, período nacionalmente dedicado ao debate sobre a importância da amamentação. Qualquer pessoa lactante que esteja amamentando pode se tornar doadora.
Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (88) 2131-5035 e manifestar o interesse. A equipe do hospital visita a residência da lactante para repassar todas as orientações sobre o processo de doação, acondicionamento e armazenamento dos frascos de leite.
Após o cadastro, a cada oito dias, profissionais do hospital retornam à casa da doadora para recolher os potes de leite e entregar novos frascos. “Os bancos de leite humano têm a missão de apoiar o aleitamento materno e auxiliar mulheres que enfrentam dificuldades para amamentar, além de incentivar a doação de leite, tão essencial para nossos bebês internados em unidades neonatais”, ressalta Rosemary Cassiano, coordenadora do Banco de Leite do HMSL.

Foto: Bruna Santos / Portal Miséria.
Completando 15 anos de funcionamento em 2025, o Banco de Leite Humano do São Lucas cumpre um papel essencial no cuidado de crianças internadas. Segundo a Secretaria de Saúde, “a campanha busca não apenas ampliar o estoque de leite materno, mas também conscientizar a população sobre seu papel fundamental no cuidado a recém-nascidos internados na UTI Neonatal e no berçário”.
O Hospital e Maternidade São Lucas fica na Rua São Benedito, nº 243, bairro São Miguel.

