Foto: Ascom CBMCE
Nas últimas semanas, estão sendo registrados focos de incêndios em alguns municípios da região, principalmente em terrenos. Além de ser uma prática ilegal, este tipo de crime ambiental causa risco à saúde humana, gera problemas de limpeza urbana, bem como coloca em risco a segurança de animais e destruição da flora.
Com isso, Juazeiro do Norte divulgou os seguintes números para denúncias em casos de queimadas ilegais: (88) 3199-0459, do Grupamento Ambiental Metropolitano; e (88) 3199-0464, da Ouvidoria.
Já em Barbalha, a denúncia pode ser feita à Autarquia do Meio Ambiente e Sustentabilidade do município (AMASBAR), por meio do número 88 99383‑6234, de forma anônima.
Em Juazeiro, o superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), Eraldo Oliveira, alerta para punição em decorrência dessa prática. Ele afirma que as pessoas responsáveis poderão estar sujeitas a três processos: “um na esfera administrativa, que são as multas; um segundo com a notícia crime ao Ministério Público, na esfera criminal e o terceiro na esfera civil, para reparação do dano causado pelo criminoso à vítima do incêndio”.
Nesta quinta-feira (5), representantes da Defesa Civil e Meio Ambiente do triângulo Crajubar discutirão medidas de combate e prevenção a incêndios.

