Foto: Ascom/Barbalha
O município de Barbalha iniciou na última sexta-feira (25) a vacinação contra covid-19 em bebês de 6 meses de idade a 2 anos completos, que apresentem algum tipo de comorbidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta de vacinação para o público dessa faixa etária é de 2.884 crianças.
“Ao finalizar essa primeira etapa, iremos disponibilizar a vacinação para o público geral dessa faixa etária”, afirmou a coordenadora de imunização, Adriana Rocha.
A vacinação para crianças dessa idade também acontecerá na próxima terça-feira (29), no Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), das 8h30 às 11h.
Os responsáveis devem apresentar documento de identificação do adulto e da criança. A imunização da nova faixa etária será realizada com a vacina da Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho, diferente dos demais imunizantes do laboratório, com formulação e dosagem específicas para crianças pequenas. Atualmente, a Pfizer Baby é a única autorizada para crianças de seis meses a dois anos, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O esquema de vacinação para crianças requer três doses do imunizante, sendo as duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira oito semanas depois.
Comorbidades
Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades para vacinação as seguintes condições de saúde:
- Diabetes;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente;
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
- Imunocomprometidos;
- Doença renal crônica;
- Doenças neurológicas crônicas;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose hepática;
- Doenças cardiovasculares: como insuficiência cardíaca (IC) e cardiopatias congênitas.

