Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Bebê de 700 gramas passa por cirurgia na UTI pediátrica do Hospital do Coração do Cariri
A unidade informou que a cirurgia foi liderada pelo cirurgião cardíaco Samuel Soares
Alan Clyverton
Foto: Assessoria de Comunicação/Hospital do Coração do Cariri

O Hospital do Coração do Cariri, mantido pela Fundação Otília Correia Saraiva (FOCs), anunciou que seus profissionais realizaram, no último dia 21, procedimento cirúrgico de urgência inédito em uma criança de apenas dois meses de vida, que pesa 700 gramas e nasceu com 24 semanas de gestação.

A unidade informou que a cirurgia foi liderada pelo cirurgião cardíaco Samuel Soares. O bebê foi o menor já operado no interior do estado e estava na fila de espera há 30 dias para o surgimento de uma vaga em Fortaleza, mas a desocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica Covid possibilitou a realização no Hospital do Coração do Cariri.

A assessoria de comunicação do Hospital do Coração do Cariri informou que o bebê possuía duas cardiopatias congênitas, sendo que uma delas impedia a sua saída do respirador, ganho de peso e o desenvolvimento da criança.

“Para resolver o problema foi necessário realizar o fechamento do canal arterial, através de incisão no tórax, especificamente do lado esquerdo, onde conseguimos identificar o canal de comunicação entre a aorta e a artéria pulmonar, que ficava jogando muito sangue para o pulmão, interferindo na respiração”, informou o médico Samuel Soares.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade