A iniciativa visa ampliar o acesso ao conhecimento a pessoas com baixa visão ou deficiência visual. | Foto: Ascom Juazeiro do Norte
A Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte implantou um novo espaço de leitura voltado para pessoas com deficiência visual. A iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer a inclusão dentro do equipamento cultural localizado na rua Santo Agostinho, nº 300, no Centro.
O setor conta com materiais e recursos em Braille, permitindo que usuários com deficiência visual ou baixa visão realizem leituras, estudos e pesquisas com mais autonomia.
Segundo a bibliotecária Joelma Barbosa destaca que a criação do setor representa um avanço importante para a cidade. “As bibliotecas têm a missão de assegurar que todos os cidadãos tenham acesso ao conhecimento. A presença de um espaço dedicado ao Braille simboliza oportunidade, autonomia e respeito”, afirma.
Sobre o Braille
O Braille é um sistema tátil de leitura e escrita desenvolvido no século XIX pelo francês Louis Braille, criado para oferecer autonomia às pessoas com deficiência visual. A leitura é realizada por meio do tato: os leitores deslizam os dedos sobre combinações de pontos em relevo que representam letras, números e símbolos.
Esses pontos são impressos em papel mais espesso, geralmente utilizando instrumentos como reglete e punção. O sistema, adotado mundialmente, é considerado um dos principais meios de acesso à educação, informação e cultura para pessoas cegas ou com baixa visão.

