Foto: Reprodução
Um bolão de vaquejada realizado no último sábado (6), no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi alvo de denúncias de poluição sonora. Moradores do entorno relataram que a festa seguiu até às 4h da manhã do domingo (7), com som alto.
“Crianças e idosos sem conseguir dormir direito, criança recém-nascida, com TEA, pessoas que trabalham a semana inteira não tem o direito de descansar”, disse um morador.
Um dos denunciantes registrou a medição do ruído utilizando um decibelímetro em sua casa, a cerca de 750 metros do parque. O equipamento marcou 76,6 decibéis. Apesar de o limite legal ser de 80 decibéis, a aferição deve ocorrer a oito metros da fonte sonora, segundo a legislação.
Em nota, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) esclareceu que apenas medições feitas com sonômetros calibrados e homologados pelo Inmetro têm validade legal para fins de fiscalização. O órgão destacou ainda que a medição deve ser feita no ponto de origem do som.
O Parque de Eventos Padre Cícero tem sido alvo frequente de reclamações relacionadas à poluição sonora. Na semana passada, um encontro de paredões realizado no mesmo espaço também gerou queixas de moradores. O evento possuía autorização da prefeitura para acontecer.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram

