
Foto: Arquivo pessoal
Uma cadelinha chamou a atenção ao virar madrinha de formatura da universitária Fernanda Bastos, durante cerimônia de colação de grau da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na noite dessa quinta-feira (20). Valente, uma cadela sem raça definida, acompanhou a formanda do curso de Administração, com direito à beca e capelo.
“Ela representou todos os cães em situação de rua, representou os meus 7 anos de UFCão, 7 anos de trabalho voluntário na causa animal, foi um momento para chamar atenção para estes cães que são abandonados, negligenciados que têm seus direitos negados. Foi um momento para levantar a bandeira da causa animal”, explica Fernanda.
Valente, que tem sete anos, é um dos 25 cães acolhidos pelo projeto UFCão, idealizado por Fernanda. Os animais chegaram à universidade depois serem vítimas de maus-tratos ou abandono. Segundo Fernanda, o trabalho voluntário se mantém há sete anos, basicamente, a partir de doações.
“Não é abrigo e não faz resgates, é um trabalho voluntário com os doguíneos que habitam os campis Crato e Juazeiro. Apesar de eles viverem nos campis da universidade, eles são animais em condição de rua. […] Tudo o que eu consigo vem de doação, de ajuda, tanto financeira como direta, alguém paga uma consulta, um remédio, a ração”, explica a administradora.
Assista ao vídeo: