Foto: Josimar Segundo
A Câmara de Juazeiro do Norte aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (22) requerimento de convocação da diretora de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, Renata Bezerra Xavier. Ela deve prestar esclarecimentos sobre o descarte de medicamentos denunciado pelo vereador Janu (Republicanos) nesta manhã.
O resultado foi empate. 8 vereadores foram favoráveis e 8 foram contrários. O presidente interino da Casa, vereador Bilinha (PMN), desempatou pela convocação, arrancando aplausos dos presentes no plenário.
Os vereadores favoráveis à convocação foram: Jacqueline Gouveia, Janu, Raimundo Junior, Márcio Jóias, Adauto Araújo, Yanny Brena, Jesualdo Duarte e Romão França.
Os contrários à convocação foram: Rafael Cearense, Fábio do Gás, Rosane Macedo, Lunga, Auricelia Bezerra, David Araujo, Ivanildo Rosendo e Sargento Firmino.
Repercussão
Ainda pela manhã, a repercussão foi imediata. A secretária de Saúde, Francimones Albuquerque, publicou vídeo nas redes sociais. A titular explicou que o medicamento se tratava do antibiótico amoxicilina. Ela afirmou que a medicação é enviada pelo Estado e que não há carência dele em unidades públicas do município.
“A amoxicilina faz parte da nossa pactuação de disponibilidade de medicação pelo Estado. Diante da pandemia, no ano passado, o uso da amoxicilina foi reduzido bastante, porque no protocolo do Covid a medicação prescrita, recomendada, era azitromicina”, justificou Francimones no vídeo.
O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) também se pronunciou: “Deixo claro que respeito e parabenizo o trabalho do vereador Janu em fiscalizar […] Já acionei a controladoria do nosso município. Vamos fazer toda a avaliação do que está sendo dito pelo vereador”.

