Foto: Divulgação.
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou na última terça-feira (2) um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da visita mensal de cirurgiões-dentistas às unidades escolares da rede pública de ensino. A matéria tem o objetivo de, além de contribuir com a saúde bucal, auxiliar na detecção e encaminhamento de casos de suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
O projeto é de autoria do vereador Lukão (PSDB) e foi aprovado com 18 votos. De acordo com o parlamentar, esses profissionais podem contribuir analisando a bucal da criança para identificar se houve algum indício de violência. “Muitas crianças foram descobertas os abusos na escola em alguma palestra, com um coleguinha falando o que é um abuso e tudo. Então é mais uma ferramenta que Juazeiro vai poder usar”, disse.
Em junho deste ano, durante o ciclo de capacitações da Saúde Bucal, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte realizou uma formação com os profissionais para orientar como identificar sinais de violência sexual durante o atendimento clínico, além de orientá-los quanto aos protocolos de notificação.

Formação com profissionais da saúde bucal aconteceu em junho deste ano na Escola de Saberes Daniel Walker. Foto: Ascom / PMJN.
Outros vereadores mencionaram a importância do projeto e solicitaram co-autoria. “Penso que nas escolas essa abordagem tem que ser cautelosa, sigilosa para também não fazer uma exposição da criança e do adolescente. Mas, todas as meninas que nós pudermos contribuir para que esses meninos e meninas sejam protegidos é de muita valia”, disse a vice-presidente da Casa Legislativa, Pergentina Jardim (Podemos).

