Foto: Ascom SSPDS
A campanha “As Rosas Falam” – Não se cale diante da violência, as rosas falam – tem como objetivo manter a proximidade com as mulheres da Região do Cariri e conscientizá-las sobre os tipos de violência contra mulher e canais para denúncia.
Com a iniciativa, a DDM de Juazeiro do Norte está concorrendo à 20ª edição do Prêmio Innovare. A unidade especializada da Polícia Civil, recebeu, no último dia 19, a visita do consultor do Datafolha e do instituto Innovare, onde eles conheceram de perto os trabalhos desenvolvidos pela equipe da DDM.
Tipos de Violência
Violência física – Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Espancamento, atirar objetos, estrangulamento ou sufocamento, lesões com objetos cortantes ou perfurantes, tortura, ferimentos causados por queimaduras ou arma de fogo.
Violência psicológica – É considerada qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões. Segundo especialistas, ela é o início para que ocorram outros tipos de violência. Distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre a sua memória e sanidade (gaslighting), ameaça, constrangimentos, humilhação, manipulação, isolamento familiar e social, perseguição, insultos, exploração, chantagens, insultos, entre outros.
Violência sexual – É qualquer conduta que possa constranger, manter ou participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. Configura-se por estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçar a mulher a abortar, forçar matrimônio, gravidez ou prostituição por meio de coação, por exemplo.
Violência patrimonial – É entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. Quando o suspeito controla o dinheiro da vítima, deixa de pagar pensão alimentícia, destruição de documentos pessoais, furtos, extorsão ou dano, estelionato, privar bens, valores ou recursos econômicos.
Violência moral – É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Acusar a mulher de traição, fazer críticas mentirosas, expor a vida íntima, desvalorizar a vítima pelo modo de se vestir entre outros.
Denuncie
Para denunciar a violência sofrida, as vítimas devem ligar para 180, ou procurar a DDM e demais órgãos de proteção que funcionam na Casa da Mulher Cearense, localizada na Avenida Padre Cícero, 4501, São José, em Juazeiro do Norte, que possui além da Delegacia da Mulher, o Tribunal de Justiça, Atendimento Psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública e Brinquedoteca. Já em Crato, a DDM fica na Rua Coronel Secundo, 216 – Pimenta.

