Compartilhar
publicidade
publicidade
Cardiologista dá dicas para manter a saúde do coração
O médico cardiologista e professor do IDOMED, Pablo Germano de Oliveira, dá dicas de como manter a boa saúde do coração em dia.
Alan Clyverton
Foto: Estableman/Pixabay

Segundo os últimos dados das “Estimativas Globais de Saúde de 2019” da Organização Mundial de Saúde (ONU), publicado em dezembro de 2020, as doenças cardíacas representam 16% do total de mortes por todas as causas. O médico cardiologista e professor do IDOMED, Pablo Germano de Oliveira, dá dicas de como manter a boa saúde do coração em dia.

As dicas preventivas sobre o assunto são baseadas na atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019): “A terapia nutricional, perda de peso e prática de atividade física contribuem para a redução das doenças cardiovasculares”, elenca Pablo.

O médico atenta, ainda, sobre a ingestão de produtos industrializados, como lanches fast-food. “Devem ser priorizados os alimentos in natura ou minimamente processados, e é indicado moderar o uso de óleo, sal e açúcar, além de não consumir alimentos ultra processados”, explica.

Pablo também sugere 300 minutos de exercícios semanais, o equivalente a 60 minutos diários, que podem ser divididos em 5 dias. “A atividade física aeróbica regular auxilia na prevenção e tratamento da hipertensão, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares”, indica o profissional, que também aponta a importância de evitar o estresse e ansiedade, além dos hábitos prejudiciais como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria