Foto: Marciel Bezerra/Funceme
Dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que a macrorregião do Cariri foi a que mais recebeu volume de chuvas durante o mês de janeiro, acumulando média de 191,8 milímetros até esta segunda-feira (30).
De acordo com os dados, a região ultrapassou a média de chuva esperada para todo o mês que é de 148,3mm.
Em relação aos municípios da região, Várzea Alegre registrou chuva máxima de 406 milímetros, sendo considerada a maior do estado. Municípios como Granjeiro, Crato e Caririaçu variaram entre 362 a 319 mm.
Previsão
Os últimos dias de janeiro de 2023 deverão ser de chuva em todas as macrorregiões, é o que aponta a previsão do tempo elaborada pela Funceme. O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode influenciar nas condições.
Para esta segunda-feira (30), o cenário é de céu variando entre parcialmente nublado e claro ao longo do Estado com chuvas isoladas. No caso do Litoral de Fortaleza, os acumulados deverão se concentrar pela manhã.
Para esta terça (31), o indicativo é que as precipitações apresentem-se relativamente mais fortes e generalizadas, devido a uma maior proximidade da ZCIT, que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas durante a Quadra Chuvosa no Ceará. Inicialmente, as principais chuvas deverão ocorrer no centro-norte.
Ainda de acordo com a Funceme, além da ZCIT, as precipitações previstas deverão ocorrer devido às áreas de instabilidade atmosférica oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, assim como efeitos locais (temperatura, umidade, e a interação dos ventos com relevo) e sistemas de brisa.

