Foto: Marciel Bezerra/Funceme
Desde a quarta-feira (15), a região do Cariri e parte do sul do estado do Ceará estão sob aviso de chuvas intensas com risco potencial alto. O aviso foi emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e segue até esta quinta-feira (16).
De acordo com o órgão, a região está sujeita à ocorrência de chuvas intensas, acima de 71% de probabilidade, e não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.
O restante do estado apresenta risco potencial médio de chuvas, que varia entre 41 a 70% de probabilidade. Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.
De acordo com a Funceme, as chuvas esperadas ocorrem em função de áreas de instabilidade atmosférica por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Nordeste do Brasil, bem como da atuação do sistema de brisa e de efeitos locais, como relevo, temperatura e umidade.
Acumulados
Até esta quinta, a macrorregião do Cariri registrou acumulado médio de chuvas de 125.7mm. O normal para o mês de março é 218.4mm. A chuva máxima foi registrada no município de Caririaçu com 227.4mm.

