Barragem Manuel Balbino, em Caririaçu. Foto: Reprodução Agência Gov.
A obra de recuperação estrutural e funcional da barragem Manuel Balbino, em Caririaçu, foi concluída. A informação foi divulgada na última semana pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Ao todo, foram investidos mais de R$ 370 mil com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Entre as intervenções realizadas para dar estabilidade ao reservatório e evitar processos erosivos estão a limpeza e a regularização lateral da barragem de terra que fica em contato com a água represada, a formação de camadas compactadas de solo argilo-arenoso e a implantação de enrocamento com pedra britada.
Ainda, segundo o Dnocs, o coroamento da barragem recebeu pavimentação com revestimento de alta resistência e a instalação de dispositivos de drenagem superficial, com o objetivo de escoar as águas pluviais com maior segurança.
O talude de jusante, que é a superfície inclinada do maciço que não está em contato com a água do reservatório, também passou por recuperação. “Essa estrutura é essencial para o abastecimento humano, o uso agropecuário e a gestão dos recursos hídricos, especialmente durante os períodos de estiagem”, explicou Luiz Hernani Júnior, diretor de infraestrutura hídrica do Dnocs
Por fim, houve manutenção e recuperação do sistema de descarga, do vertedouro e das estruturas de descarga, assim como recuperação da tomada d’água.

