Foto: Reprodução/ UFCA
O projeto ABC do Cariri, da Universidade Federal do Cariri, lançou o livro “Caririês Médico: glossário dos regionalismos em saúde”. O exemplar lista, em ordem alfabética, cerca de 600 expressões e palavras utilizadas por caririenses, durante o cotidiano, com seus significados. A obra é voltada aos profissionais de saúde e tem o intuito de facilitar a comunicação entre médicos e pacientes.
A ideia da publicação surgiu após o grupo responsável pelo trabalho analisar que há profissionais da saúde que não estão adaptados com a cultura e a linguagem local. “O trabalho em saúde é essencialmente dependente da comunicação entre profissionais dessa área e seus pacientes, sendo ela determinante na qualidade assistencial prestada, isto é, uma comunicação eficiente consiste em uma forte arma terapêutica”, afirma Clarice Saraiva, integrante do projeto.
Os critérios para a escolha das palavras incluem a presença na linguagem informal, a ampla utilização na região do Cariri e a aplicação em contextos relacionados à saúde física, psíquica, emocional, social ou ambiental.
De acordo com a UFCA, o livro foi desenvolvido em paralelo às atividades do projeto cultural “ABC do Cariri”, criado para a construção do glossário. A produção do conteúdo que compõe o Caririês Médico teve início em março de 2024 e foi concluída em janeiro de 2025.

